Prece é a voz da alma?
- ALEX VENDRAMETTO
- 5 de jan.
- 3 min de leitura
Prece. Taí um tema repleto de vertentes, conceitos e crenças.
Do pragmatismo das explicações psicológicas e fisiológicas ao subjetivismo das teorias espirituais e religiosas, o ponto de convergência está na certeza do bem-estar que a prece proporciona ao ser humano.
O viés psicológico.
A perspectiva psicológica define o poder espiritual da prece como um "coping religioso", ou seja, um termo técnico que atribui às crenças e aos comportamentos religiosos uma capaciade que temos para enfrentar e solucionar as questões mais complexas da nossa existência.
Segundo essa teoria, a religião e a espiritualidade oferecem estratégias para lidar com o estresse e adversidades. Assim, a oração pode ser vista como um coping (conjunto de estratégias cognitivas e comportamentais), que ajuda os indivíduos a encontrar sentido e conforto nos momentos mais difíceis.
Dessa forma a ciência aponta os motivos da oração poder elevar o humor, reduzir a ansiedade e promover um estado de calma.
Perspectiva espiritual.
Do ponto de vista espiritual, a oração é vista como uma conexão com o divino ou com um poder superior, proporcionando um senso de propósito e significado na vida. É o ativar de uma luz infinitamente linda, que orienta nossos passos pelos trajetos mais escuros.
Resultados tangíveis.
Pesquisas científicas corroboram os benefícios, mostrando os efeitos positivos da prece na saúde mental e física, associados inclusive ao tratamento de doenças difíceis, conforme a gente pode ver em publicações como o artigo Exploring the Frontier: Religion, Spirituality, and Health, de J. Levin, que revisa estudos que investigam a correlação entre práticas de oração e bem-estar físico e mental.
Diante do explicável e do que não tem explicação, considero válido tudo o que é dito sobre a força da prece. Me atrevo até a somar mais um ponto de vista particular.
Acredito que o grande poder da prece está na sua legitimidade. Na potência que ela tem para ir buscar no fundo da gente uma essência de fé, que está acima de qualquer dogma e também desafia solenemente os limites da ciência.
A essência da oração é a prece pela essência.
Talvez isso signifique que, para mim, prece é quando a nossa alma encontra voz para lançar ao universo os mistérios e milagres que trazemos dentro de nós e, para tal, precisamos alcançar planos inexplicáveis de sintonias espirituais.
A poesia é uma forma e exprimir preces primordiais. Assim como o são todos os outros canais de orações e milagres, desde que brotem na fonte que jorra o elemento vital para a plenitude de cada ser.
Em suma não acho que é primordial entender o poder da oração. Basta sentir, aceitar e deixar que a alma fale as coisas que não sabemos dizer.
A poesia musicada no vídeo acima se chama PRECE e significa exatamente isso. Uma oração que celebra o amor sobrenatural com o qual minha avó me presenteou em vida e continua ofertar-me pela eternidade em forma de fé, amparo, esperança, sorte, fortaleza, justiça, perdão e acolhimento.
É por meio da minha avó que consigo abraçar o signficado de Deus, sem precisar entender teorias e liturgias sobre a sua existência.
Me perdoem os crédulos e os religiosos, em momento algum tenho vontade de questionar o que Deus representa para cada um. Esse é apenas um relato de que para mim não é necessário acreditar no divino. Basta-me sentir o divino em toda sua simples complexidade.
Agradeço ao amor de minha avó por isso.
Desejo que você abrace sua PRECE com esperança, alegria e crença no que te preenche de paz.
Oremos por isso, sempre.